sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Exposição "Panoramas" - Grupo 10

        A exposição nos apresenta, as paisagens brasileiras do século XIX --- Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro são algumas cidades retratadas --- e suas transformações ao longo do século. A ideia é de passar ao visitante a sensação de imersão na paisagem, pela grande dimensão e riqueza de detalhes do que se está observando, e a forma criada é a da representação panorâmica. Nos moldes mais antigos, essa paisagem era pintada, geralmente, em prédios com esquinas arredondadas (chamados de rotunda), onde obtinha-se a superfície ideal para o tipo de efeito desejado. A pessoa para ser atngida pelo efeito postava-se de modo a ficar no centro da imagem, para através do ângulo em que se observava tinha-se o efeito grandioso que era buscado pelo artista.
Além de levar à uma viagem  pelos panoramas das cidades brasileiras, a exposição nos mostra as diversas técnicas e objetos utilizados pelos artistas para estas retratações. Enquanto nos dias de hoje, câmeras digitais e smartphones juntam as peças, os artistas àquela época utilizavam câmaras escuras, aquarelas e até litografias para criar esses panoramas. Observa-se também a exigência de um conhecimento espacial para se utilizar dessas técnicas, principalmente nas gravuras e pinturas.
Em suma, os curadores nos levam durante toda exposição por uma viagem nas mudanças dos panoramas brasileiros e inerente a isso a transição das ferramentas e técnicas utilizadas para criar estas reproduções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que eu achei da postagem: