sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Exposição "Panoramas" - Grupo 7

A exposição “Panoramas: a paisagem brasileira no acervo do Instituto Moreira Salles” nos permite visitar o Brasil do século XIX através de diversas gravuras de 360º. O que hoje pode ser feito por celulares, surgiu como pinturas em rotundas – edifícios circulares que permitiam uma visão ampla da cidade.

Em um dos ambientes da exposição, entramos em uma sala circular que simula uma rotunda. Em sua parede são projetados quinze panoramas de diferentes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro e Salvador, nos dando a sensação de estarmos imersos na imagem, assim como seu criador.

As paisagens nos mostram uma variedade de técnicas, desde aquarela até litografias e câmara escura. Um grande painel apresenta exemplos de cada uma das técnicas usadas, assim como diversas câmeras fotográficas antigas e exemplos de pedras litográficas.

Com todas as imagens da exposição, podemos não só presenciar a transformação das paisagens urbanas brasileiras, mas também acompanhar a modernização das captura de imagens do século XIX e ver seu legado nos dias de hoje, como grandes câmeras fotográficas com diafragmas primitivos que necessitavam de vários minutos para capturar luz o suficiente e as câmeras compactas digitais atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olha o que eu achei da postagem: