quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Louise Bourgeois - Grupo 3


A arte é uma garantia da sanidade - 2000



A arte é a exposição dos sentimentos, dos medos, dos traumas para Louise. Através dela a artista vê a forma de se chegar ao inconsciente, ao retorno do desejo proibido, ou melhor, reprimido. Atreladas à vida pessoal e à psicanálise, suas obras são uma confissão, uma terapia, um exorcismo pessoal, ou seja, a garantia de sua sanidade. Do mesmo jeito que uns '' mergulham no trabalho", cantam, dançam ou conversam para aliviar a tensão causada pelos problemas, Louise procura sua cura e saúde na criação de sua arte.
Julia Meneses






Arco da histeria - 1993



A escultura é um corpo sem cabeça e nu, que remete a sexualidade. O corpo está contorcido, suspenso por um fio, representando nós suspensos no tempo. A fragilidade da obra representa a condição humana frágil, principalmente quando somos pequenos, enquanto o corpo em forma de arco é uma referência ao infinito, ao ciclo das gerações familiares, de estar condenado a sempre originar outro ser humano frágil, sendo mais uma referência a questão familiar da artista.
Nathalia Tourinho Duarte



A destruição do pai - 1974
Nesta obra, Louise Bourgeois nos mostra como sua difícil e problemática relação com o pai se materializa no seu processo criativo, revelando de forma singular a constante função catártica presente em seus trabalhos artísticos. Na sua infância, Louise descobre que seu pai mantinha relações com a empregada da família. Isso representou um trauma em sua vida, pois ela não se conformava que sua mãe, mesmo sabendo do fato, aceitava a traição de seu pai. Além disso, quando ela saiu da faculdade de matemática e decidiu se dedicar à prática artística, seu pai se recusou a continuar financiando seus estudos. Portanto, nesta obra, podemos perceber de forma clara esta relação conflituosa e angustiante que ela possuía com a figura paterna.
Ana Flávia Oliveira

Figura de faca - 2002

Louise Bourgeois é uma artista instigante. Utilizando a arte como terapia para a superação de seus traumas, ela nos convida a adentrar em seu subconsciente através de suas obras densas e carregadas de significado. Traumas de infância, sua relação conturbada com o pai, a imagem da mãe, estão todos refletidos em seus trabalhos. Em 'figura de faca', Louise choca ao apresentar um corpo desconstruído com uma faca pairando sobre ele. Uma imagem agressiva, que nos faz perguntar de quem seria o corpo estendido, com a vida por um fio. Do pai? Dela mesma? A obra parece ter sido criado para externar uma crise existencial. A faca, cortante e fatal, assombrando a vida. Provocador, o trabalho não passa despercebido em meio a tantos outros em 'O Retorno do Desejo Proibido'.
Naiara Azevedo

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